quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Anorexia na infância

Apesar da anorexia ser mais conhecida como pertencente ao período da pré-adolescência e/ou adolescência, não podemos esquecer que este tipo de comportamento alimentar pode ter um inicio muito precoce, e que poderemos chamar de perturbações da esfera oral e alimentar.
- Anorexia (no bebé) ou anorexia essencial precoce (Marcelli, 2005)
Os primeiros dias de vida são muito importantes para o bebé aprender a sugar o leite. Por vezes o bebé parece não demonstrar qualquer interesse em alimentar-se, correndo graves risco para a sua saúde. São casos mais raros e quando surgem fazem-nos suspeitar de uma depressão no bebé, com possível origem na fase fetal.

-
Anorexia do desmame ou do 2º trimestre (Marcelli, 2005)
Ocorre na fase do desmame, entre os 5 e os 8 meses. É a fase em que o bebé deixa de se alimentar exclusivamente a leite e começa a englobar outros alimentos. A alteração desse regime alimentar chama-se desmame e nem sempre é pacifico. Por vezes ocorre uma rejeição da parte do bebé a tudo o que não for leite. A partir dos 8 meses se continuar a não aceitar os outros alimentos (excepto o leite), podemos falar em Anorexia bebé / desmame ou do 2º semestre. Durante este processo de recusa aos alimentos a criança faz birras constantes, não cede facilmente às tentativas do adulto de a convencer a comer.
É importante motivar o bebé para outros alimentos, uma vez que há o risco de ocorrer daqui uma continuidade para anorexia infantil (na criança). Podem ocorrer por isso atrasos no crescimento ou tomar forma de caprichos ou fobias alimentares.
Por vezes esta recusa aos alimentos pode ocorrer só com a mãe, conseguindo a criança comer normalmente quando acompanhada por outros adultos. Quando estamos perante uma anorexia simples, que se centra basicamente na angustia da mãe, basta que o comportamento da mãe se altere, para que o comportamento alimentar também mude. Quando se trata de uma anorexia mental grave o comportamento de recusa aos alimentos não se altera e podem aparecer outro tipo de distúrbios, tais como os distúrbios de sono, cóleras, digestivos. Neste caso a criança rejeita totalmente o alimento, debatendo-se fisicamente, cuspindo-o e onde os vómitos são frequentes. Podem ocorrer fases em que a criança come melhor, no entanto haverá sempre caprichos nos quais só cede comer determinado tipo de alimentos, como doces, lacticínios, etc.

-
Anorexia da 2ª infância
Normalmente sucede às anteriores, no entanto também podem aparecer nesta idade. Os comportamentos de recusa/oposição são os mesmos. Recusa em comer, comportamentos de grande oposição à comida, dificuldade em engolir os alimentos. Existem crianças que vão acumulando a comida na bochecha até fazer uma bola que depois não conseguem de todo ingerir. Qualquer atitude do adulto no sentido de a obrigar a engolir poderá terminar em vómito. Por vezes também podem esconder a comida, numa tentativa de convencer o adulto de já estar alimentada. (Marcelli, 2005)