segunda-feira, 13 de abril de 2009

Perturbação de Pânico


O ataque de Pânico é cada vez mais comum na população. Havendo por isso cada vez mais estudos acerca desta Perturbação. Tem como característica a ocorrência de crises de pânico inesperadas e recorrentes, causando na pessoa uma enorme preocupação de que volte a ocorrer, fazendo com que fique em vigília permanente numa tentativa de controlar nova ocorrência. O ataque de pânico inclui uma sensação de morte eminente, sensação esta, muito aguda. Basta ocorrer uma vez para a pessoa alterar o seu ritmo de vida de forma a evitar o ataque de pânico, tal como evitar sair de casa. Por isso é frequente haver agorafobia associada à perturbação de pânico. Não é frequente em pessoas com menos de 10 anos de idade. O núcleo desta perturbação é a Ansiedade e está classificada dentro das Perturbações de Ansiedade.
Os sintomas físicos podem ser tremores, terrores, alteração cardíaca, dores no peito, nauseias, falta de ar, sensações de sufoco e são acompanhados por um medo muito intenso de perder o controlo de si mesmo e enlouquecer. Em última análise, pode dar-se uma despersonalização e/ou desrealização, que ocorre como fuga à sensação do ataque de pânico.
Embora as crises de pânico se iniciem geralmente num período da vida em que existe grande stress não há indicadores concretos de que seja este a sua origem. A melhor forma de combater esta perturbação é procurar um técnico da especialidade que auxilie a compreender o que se passa com a pessoa e lhe faculte estratégias para lidar com estas ocorrências.


Imagem de Silvana Dai retirada do Olhares.com